Edital do Concurso Nacional de Fotografia do VIII NEER 2020 

 

pdficon

 ANEXO I - Ficha de Inscrição

 

pdficon

 ANEXO II - Contrato cessão de direitos de uso de imagem

 

pdficon

 

Edital do Concurso Nacional de Fotografia do VIII NEER 2020

O olhar Simbólico das Metamorfoses às Resiliências

 

CAPÍTULO I – GENERALIDADES

Art. 1º O presente concurso tem como objetivo divulgar, e valorizar, ampliar e aprofundar a abordagem cultural na Geografia, focando nas questões relacionadas aos estudos sobre o espaço e suas representações, entendendo as representações como uma ampla mediação, que permitem agregar o social e o cultural, abarcando também a temática da imagem através da fotografia.

Art. 2º As imagens selecionadas comporão exposição temporária do VIII NEER 2020.

Parágrafo único: As imagens enviadas para participação no evento objeto do presente edital comporão o banco de imagens do site do mesmo e serão utilizadas pelo VIII NEER em materiais institucionais, por tempo indeterminado, sem limite de uso e em mídia digital ou impressa, independentemente de seleção ou premiação no concurso, sendo garantido os créditos correspondentes à autoria e não cabendo qualquer tipo de remuneração ao autor.

 

CAPÍTULO II – DOS PARTICIPANTES

Art 3º Os participantes do concurso devem pertencer a uma das categorias abaixo:

Professor/pesquisador;

Alunos de pós-graduação;

Profissional da educação básica e graduados;

Outros interessados;

Graduandos.

 

CAPÍTULO III – DAS IMAGENS

Art 4º Poderão concorrer ao edital as fotografias que se enquadrem nas seguintes categorias:

I. Fogo;

II. Resistência;

III. Brotar.

Art 5º As fotografias deverão observar os seguintes requisitos técnicos:

I. Formato de arquivo .png ou .jpg;

II. Resolução mínima de 300 dpi e tamanho máximo de arquivo de 5 MB, enviada no email correspondente ao edital de fotografia. Após a seleção a impressão deve ser a cargo do inscrito e será entregue à Comissão Julgadora na chegada ao evento quando do cadastramento na Cidade de Goiás (tamanho A4 paisagem ou retrato);

III. Sem molduras, margens e marcas d’água;

IV. Não serão aceitas imagens com manipulação digital excessiva, que modifique significativamente o assunto fotografado, ou que insira ou exclua objetos ou pessoas artificialmente na imagem.

Art 6º Não há exigência em relação ao equipamento para produção da imagem, podendo participar fotos captadas com celulares ou câmeras digitais de qualquer tipo, desde que tenham a resolução mínima exigida no item II do Artigo 5 do presente edital.

 

CAPÍTULO IV - DAS INSCRIÇÕES 

Art 7º Cada participante poderá apresentar 01 imagem por categoria (fogo, resiliência e brotar). Não há restrição quanto à técnica, podendo ainda ser colorida ou em preto e branco.

Art. 8º As imagens enviadas deverão necessariamente ser de autoria do responsável pela inscrição.

Art. 9º As inscrições serão feitas exclusivamente em meio eletrônico, pelo endereço concursoneer@gmail.com

Parágrafo único: O período de inscrição segue a mesma do evento.

Art. 10 Para efetivar sua inscrição, o interessado deverá encaminhar para o endereço indicado no Art 9º os seguintes arquivos com a descrição no Assunto “Concurso Fotográfico”:

I. Fotografia devidamente identificada com o nome do autor.

II. Ficha de inscrição preenchida e assinada, conforme modelo disponibilizado no Anexo I deste edital.

III. Formulário de Cessão de uso da imagem, preenchido e assinado pelo autor da foto, conforme modelo disponibilizado no Anexo II deste edital.

Parágrafo único: Não serão aceitas inscrições com pendência de documentação ou imagem.

 

CAPÍTULO V – SELEÇÃO

Art. 11 A seleção das fotografias será realizada por uma Comissão Julgadora composta por membros da Comissão Cultural e Comissão Científica do VIII NEER.

Parágrafo único: A Comissão Julgadora terá autonomia na realização da seleção e seguirá critérios de qualidade artística e originalidade em coerência às categorias propostas (I. Fogo; II. Resistência; III. Brotar).

Art. 12 As imagens selecionadas irão compor a Exposição “O olhar Simbólico das Metamorfoses às Resiliências

Art. 13 As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer etapa do processo.

 

CAPÍTULO VI – DO RESULTADO

Art. 14 A divulgação do resultado será feita no dia 15 de agosto de 2020, por meio das redes sociais do VIII NEER.

 

CAPÍTULO VII – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 15 Pela inscrição, os participantes cedem ao VIII NEER os direitos autorais (das imagens digitais e impressas) e patrimoniais sobre as imagens impressas enviadas e autorizam seu uso em todo e qualquer material, digital ou impresso, documentos e meios de comunicação do VIII NEER no Brasil e no mundo.

Parágrafo único: As imagens poderão, pelo VIII NEER, passar por edição simples, fracionamento ou alteração da resolução, de acordo com a avaliação técnica, sem que haja prejuízo à essência da fotografia e ao conjunto da obra, sem prévia autorização dos autores.

Art. 16 Ao se inscreverem no concurso, todos os candidatos aceitam automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

Art. 17 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora do Concurso.